15 de set. de 2016

Entre a Vida e Morte ( SETEMBRO AMARELO )


Vou aproveitar o post de hoje para me explicar porque tem haver com o assunto e falar sobre o Setembro Amarelo,fiquei sumida durante um mês novamente,eu juro para vocês que eu to me esforçando pra tentar ta aqui e no canal,mas meu celular está uma bosta grava mas n conecta no pc pra passar o video,só Deus ! Mais em relação ao blog ? Eu tenho Depressão como a maioria de vocês já sabem,porém pra mim ela está numa fase de nível altíssimo que eu não tenho conseguido fazer quase nada,eu estou faltando curso direto,porque eu acordo e simplesmente não consigo levantar da cama e ainda tenho que ouvir coisas do tipo é preguiça,é palhaçada,mas enfim to explicando  mais uma vez aqui para vocês,o motivo do meu sumiço e espero que vocês entenrão,porque eu está aqui hoje e falando desse assunto é um grande avanço .

Bom então vamos ao Setembro Amarelo
o que quer dizer isso ?
Setembro Amarelo, é uma campanha criada desde 2014 para conscientizar a população sobre esse problema de saúde, que infelizmente, ainda é visto como um tabu, o suicídio. E por ser um tabu, muitas pessoas que pensam em suicídio preferem ficar caladas à serem taxadas como loucas, possuídas, ou qualquer outro xingamento que a sociedade impõe quando se trata deste assunto, o que acarreta um número ainda maior de vítimas.
O CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma das principais entidades mobilizadoras dessa causa, ela atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, com voluntários, que se disponibilizam à conversar com você, de todo e qualquer assunto.


Para ajudar é simples, converse com quem você acha que pode estar pensando em suicídio e se você que estiver lendo esse artigo estiver pensando algo ruim,estiver com problemas e precisar de uma ajuda ou ainda se não a quiser, pare um momento e ligue no 141 ou entre no site centro de valorização da vida ( chat) e converse com um dos voluntários sua identidade será mantida em segredo.
Como saber se alguém pode estar pensando em se matar?
  • Tornar-se uma pessoa depressiva, melancólica (apresenta uma grande tristeza, desesperança e pessimismo, chora sistematicamente);
  • Falar muito acerca da morte, suicídio ou de que não há razões para viver, utilizando expressões verbais tais como “Não aguento mais”, “Já nada importa”, ou “Estou a pensar acabar com tudo”;
  • Preparativos para a morte: pôr os assuntos em ordem, desfazer-se/oferecer objetos ou bens pessoais valiosos, fazer despedidas ou dizer adeus como se não voltasse a ser visto;
  • Demonstrar uma mudança acentuada de comportamento, atitudes e aparência;
  • Ter comportamentos de risco, marcada impulsividade e agressividade;
  • Aumento do consumo de álcool, droga ou fármacos;
  • Afastamento ou isolamento social;
  • Insónia persistente, ansiedade ou angústia permanente;
  • Apatia pouco usual, letargia, falta de apetite;
  • Dificuldades de relacionamento e integração na família ou no grupo;
  • Insucesso escolar (por exemplo, quando antes era aluno interessado);
  • Auto-mutilação.
O suicídio raramente é uma decisão repentina, apesar de amigos e familiares conceberem esse acontecimento como algo completamente inesperado, surpreendente ou até chocante. Na maioria dos casos, o suicídio é algo planeado – a pessoa constrói um plano, estabelece uma data, define um método e pensa nessa possibilidade ao longo de algum tempo, antes de tomar uma decisão definitiva.

Agora vocês devem está se perguntando,mas como uma pessoa que tem depressão,apoia a causa contra o suicídio,bom é bem mas fácil para quem  passou e passa entender todos que sentem essa vontade,eu sinto o tempo todo,então eu procuro está a todo momento falando com alguém quando não tem eu corro pro chat do CVV,pra tentar me acalmar,é difícil ?Muito,mas não é impossível,é difícil achar ajuda? DEMAIS,mas pelo o que eu tenho visto,esse mês vi muitas pessoas do meu Facebook se disponibilizando para conversar,eu me disponibilizo para conversar não só hoje,mais sempre,perdi uma amiga que se matou,eu sei como doeu em mim e não quero essa dor para ninguém,por mais que eu tenha pensamentos Suicidas,eu vou lutar contra eles,até eu tiver sem forças e quero que você que passa por isso também lute,não se entregue sem antes lutar,a vida tem muitas coisas belas pela frente !!!

Se você quer apoiar a causa suba a #setembroamarelo nas suas redes sociais para ajudar alguém que precisa ou se você é alguém que precisa e quer conversar vou deixar o email do blog para responder todos e o link da fan page para quem quiser conversar por lá também .
Email: contatomisturademoda@outlook.com.br
fan page: https://www.facebook.com/misturademoda/?fref=ts

8 comentários:

  1. Essa campanha é importantíssima e já está começando a mudar a mentalidade de muitas pessoas a respeito dessa doença. Espero que continue nos próximos anos para que a conscientização aumente e o preconceito diminua. Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Essa campanha é ótima, pois além de alertar as pessoas sobre possíveis "vítimas", ainda busca dar apoio a quem precisa. Realmente, o suicídio é algo muito "polêmico", sempre, e fico muito triste com tudo isso. O que nos resta fazer é ajudar o próximo e orar, sempre!
    Lindo post!

    http://www.entreeles.com/

    ResponderExcluir
  3. Caramba depressão é um mal que rola entre muita gente, tenho amigas que tem depressão e sei que é sério. Parabéns pela coragem de expor o assunto!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Post. É muito importante que seja abordado esse assunto, pois esse é um problema silencioso e muito doloroso. Não conhecia essa campanha, não sei se foi criada esse ano, mas achei linda.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa de abordar essa campanha no post! E realmente as pessoas que cometem suicídio geralmente já estão tramando isso há algum tempo e muitas das vezes as pessoas que estão ao redor nem percebem. E eu entendo você porque a minha avó sofreu de depressão por alguns anos, hoje em dia ela está bem. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que legal,nunca soube dessa campanha,Mt bom esse post.É nao desista,SE você quer,você pode e você consegue.bjs linda

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo post lindona, esse assunto é muito importante, eu amei !

    www.kamillasouza.com.br

    ResponderExcluir
  8. Tenho visto muitas fotos sobre esse tema, eu participo quando sei a origem a fundo da coisa. Acho legal o apoio que as pessoas que se dispõe para divulgar o tema.

    ResponderExcluir